COLUNAS



LINHA SOCIAL JURÍDICA

com


Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles


Avatar Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles
​Maio Laranja: mês de combate ao abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes




Foto: arquivo

O mês de maio, denominado “Maio Laranja”, é dedicado a realização de atividades de prevenção e enfrentamento ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entendemos que o mais importante para combater qualquer tipo de violência é falar sobre essas questões, conscientizar, esclarecer e, visando esse olhar, em especial no Município de Camboriú, diversos órgãos e instituições têm realizados lives sobre a matéria.

Lamentavelmente o mundo vem evoluindo de forma até assustadora, a pandemia mesmo obrigou o mundo inteiro na mudança de vários hábitos e rotinas, mas por mais que estejamos em uma evolução bastante acentuada, ainda ocorrem inúmeros crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, tanto no Brasil, de forma geral, não sendo nosso Município excluído desta triste realidade e no mundo todo.

Embora não se tenha números exatos, há estudos que demonstram haver indícios de que somente 10% dos abusos são de fato denunciados.

Ainda é preciso se falar muito sobre a  Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no intuito de alertar à toda população que essa realidade infelizmente existe e muitas vezes, ou na maioria deles, está mais perto de nós do que imaginamos, quando denúncias são realizadas, percebe-se que os agressores deste tipo de violência, na maioria são pessoas próximas, incluindo parentes, vizinhos e pessoas que infelizmente, para prática abusiva se aproveitam da ingenuidade das crianças, com atos de tamanha violência quebrando a confiança e até gerando-lhes temor, e em ambos deixam sequelas emocionais que podem ser irreparáveis.

As denúncias são meios de proteger as crianças e os adolescentes, com a devida responsabilização dos agressores penalmente.
Para tanto, a OAB Subseção de Camboriú, sempre envolvida com as diversas causas que auxiliam e disseminam informações importantes e pertinentes para toda comunidade, por meio das Comissões da Criança e do Adolescente e da Família, promoveu no curso dessa semana uma rodada de Lives com o condão de abordar a temática, afim de promover o conhecimento e a prevenção de tais atos que estão salvas e podem ser assistidas a qualquer momento através do IGTV do Instagram (@oab_camboriu_oficial).

Qualquer informação e denúncia de violação de direitos de uma criança ou adolescente deve ser denunciado!

DENUNCIEM! DISQUE 100.
 

Sobre Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles

Advogadas

Dra. Katia Quintanilha Soares: advogada atuante na área da família e criminal; membro do Observatório Estadual da Mulher e da Comissão de Vítimas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina; coordenadora Geral das Comissões da OAB Camboriú e do Programa OAB Por Elas Camboriú; presidente da Comissão de Violência Doméstica da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Camboriú e do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Camboriú. Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles: advogada atuante na área criminal; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Camboriú (gestão 2019/2021) e representante da OAB Suplente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Camboriú.


Sobre a Coluna

Linha Social Jurídica

Combate à violência doméstica e ações da área da família.


COMENTÁRIOS