COLUNAS



LINHA SOCIAL JURÍDICA

com


Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles


Avatar Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles
​Camboriú que fortalece mulheres em equipe




Foto: Onoel Neves

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Camboriú – CMDM, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está engajado em diversas causas voltadas às mulheres.

Os representantes que compõe este Conselho Municipal estão atuando com a soma de esforços visando o melhor trabalho que possa ser desenvolvido às mulheres do Município.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS I - Unidade Santa Regina vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, criou o projeto “Despertar da Mulher”, com atividades voltadas às mulheres em situação de violência.

O objetivo deste projeto é fortalecer e capacitar as mulheres, com encontros que ocorrerão nas quintas feiras das 15:00 horas às 16:30 horas, no CREAS I, situado na Rua Jesuíno Anastácio Pereira, 701, bairro Santa Regina, Camboriú. 

AS PARTICIPANTES GANHARÃO CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM ESCOLAS TÉCNICAS.

Serão 10 encontros e será tratado sobre o empoderamento feminino, terá oficina de belezas, que ensinará o básico sobre como fazer maquiagem.

Nestes encontros também haverá reflexão sobre formas de violência contra a mulher, sobre relações abusivas, será falado sobre os direitos das mulheres e uso de medidas protetivas, e exposição de artes da artista Miriam Asceno, também membro do Conselho da Mulher.

Será realizado com psicólogo e assistente social do CREAS I e outros profissionais, a busca do desenvolvimento pessoal e profissional da mulher, sua inserção no mercado de trabalho.

Os trabalhos serão voltados às mulheres, mas com amplitude de atividades. Também terá dança, e, encaminhamentos para oficinas de artesanatos da Fundação Cultural de Camboriú, para complementar todo esse projeto criado pela Coordenadora do CREAS, a Assistente Social Laura Hilgenberg Ijaille Alves Zenckner, a Secretaria Municipal de Cultura, onde a Secretária Rose contribui em parceria com o fotógrafo Onoél Neves, Sócio Diretor da Tiaraju Estúdio Fotográfico, que ensinará noções de fotografias, com o olhar através da lente para as mulheres.

Onoél é professor e trabalha com fotografias há 7 anos, tem a arte latente no sangue e se prontificou a contribuir com esses projetos de amparo, capacitação e fortalecimento das nossas mulheres de Camboriú, que poderão aprender técnicas de iluminação para captarem imagens que vão muito além de um olhar. 

A Escola de Panificação e Confeitaria ofertará o coffee break, Escola vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que também estará dando o apoio operacional para realização das atividades. O CREAS Santa Regina conseguiu alguns presentes para as mulheres, que serão entregues durante o projeto, como: kits de maquiagem, cortes de cabelo, entre outros.

A Escola de Profissões Smart ofertará cursos na área da beleza.

Mulheres que tenham interesse, podem realizar contato com o CREAS I através dos seguintes telefones (47) 3365-0919 e 3389-0518. Facebook CREAS Camboriú Santa Regina, para realização do seu atendimento.  

O instagram do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Camboriú é @cmdm_camboriu e pode ser acompanhado, para, que sempre que houverem parceiros com interesses em nossas causas ou novas ideias, nos procurem para que juntos possamos somar.

Os encontros iniciarão no dia 01 de julho de 2021, serão 01 (uma) vez por semana e irão até o dia 02 de setembro de 2021 no turno da tarde.

O CREAS disponibilizará condução que poderá buscar mulheres com dificuldades de locomoção dos bairros Monte Alegre, Conde Vila Verde, Tabuleiro e Várzea do Ranchinho, porém as inscrições devem ser antecipadas com a informação desta necessidade no próprio CREAS.

Sobre Dra. Katia Quintanilha Soares e Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles

Advogadas

Dra. Katia Quintanilha Soares: advogada atuante na área da família e criminal; membro do Observatório Estadual da Mulher e da Comissão de Vítimas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina; coordenadora Geral das Comissões da OAB Camboriú e do Programa OAB Por Elas Camboriú; presidente da Comissão de Violência Doméstica da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Camboriú e do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Camboriú. Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles: advogada atuante na área criminal; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Camboriú (gestão 2019/2021) e representante da OAB Suplente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Camboriú.


Sobre a Coluna

Linha Social Jurídica

Combate à violência doméstica e ações da área da família.


COMENTÁRIOS