COLUNAS



COLUNA DO TECAU

com


Luiz Antonio Tecau

Clima quente na Câmara



Acusação grave na Câmara Municipal

Vereadora Márcia Freitag, do PSDB, fez uso da tribuna na sessão da última terça-feira (16). A tucana, que já foi Secretária de Saúde em outra gestão, fez uma grave denúncia contra a atual titular da pasta, Elisama de Freitas. Segundo a vereadora, Elisama estaria usando recursos do município para usar em benefício próprio: “Teu marido vai ser candidato em Penha. Ou você tá guardando os exames que não faz aqui pra fazer campanha pro seu marido?”. A vereadora prossegue subindo o tom: chama Elisama de incompetente e questiona “Você não tem vergonha na sua cara?”. Procurei a secretária, que disse que já protocolou requerimento na Câmara Municipal repudiando a fala da vereadora. Além disso, pediu direito de resposta  (para usar a tribuna em sessão)  e disse estar tomando “providências legais”.

Quem fala o que quer…

Não foi só a vereadora Márcia que causou polêmica ao usar a tribuna. Na mesma sessão, o vereador Zeca Simas chamou o repórter Edenilson Pozzobon, do jornal O Janelão de palhaço, após este gravar um vídeo reclamando do ponto facultativo decretado por Zeca em 12 de junho, uma sexta-feira após o feriado do Corpus Christi. Pozzobon não perdeu a oportunidade e respondeu com um vídeo, incorporando um palhaço e criticando o discurso do vereador. Uma resposta criativa e muito engraçada. Pra quem não viu, pega o link. E divirta-se!

Pandemia

Gente nas ruas, praia cheia, parquinhos socados: esse é cenário do primeiro domingo de inverno, dia 21 de junho de 2020. Nem parece que estamos enfrentando uma pandemia que já levou mais de 50 mil vidas. Aqui em Camboriú, o último boletim divulgado pela prefeitura registrava 321 casos confirmados da doença. Desses, 210 se recuperaram, 105 estão em tratamento e 6 morreram. Mas parece que os apelos dos governantes, dos veículos de comunicação, da OMS, do mundo inteiro não sensibiliza a maior parte da população, que age como se não houvesse perigo algum. Muita gente nem acredita na doença. Enquanto isso, os casos aumentam e os hospitais vão lotando. Os prefeitos de Itajaí e Balneário Camboriú já estão tomando providências em relação a esse grande problema. Aqui em Camboriú, o prefeito Elcio deve anunciar um novo decreto no final da tarde desta segunda-feira.

Articulações

Faz alguns dias que entrevistei o vice-prefeito Ramon Jacob. Questionei sobre uma possível dobradinha com o PSDB. Ele me respondeu assim: “Estamos em um momento de pandemia que gerou uma crise na saúde e na área econômica, não estamos em um momento de falar de política, é um momento de união para superarmos estas crises, tendo em vista que não sabemos ao certo se vamos ter eleições este ano”. Eu trouxe essa declaração do vice-prefeito pois fiquei sabendo que ele tá falando muito de política, sim. Sábado de manhã, inclusive, ele fez uma visita a uma pessoa que era ligada ao MDB, convidando-a para ingressar no Podemos, seu novo partido. E ele não estava sozinho: Dado Rebelo, também ex-MDB, fazia companhia a Ramon nessa articulação. Pelo visto, Ramon mudou de opinião. Ou então ele já sabe que vai ter eleições esse ano, decerto.

500 mil

Vereadora Jane Stefenn, agora que é do PSL, conquistou uma bela verba para o município: 500 mil reais. O meio milhão, um repasse intermediado pelo deputado federal Fábio Schiochet, será usado no combate a Covid-19. Jane também se encontrou com o governador Carlos Moisés na última quinta-feira (18) em Itajaí. A pauta foi sobre melhorias para Camboriú, principalmente na área  da Saúde e no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Renatinho, presidente do MDB

Renato Pedro da Conceição Jr, mais conhecido como o Renatinho do Fala Fera, atleta do Futebol Caído e pai do Joaquim, agora é o mais novo presidente do MDB de Camboriú. Renatinho substitui a presidenta Maria Alice, que vai concorrer a uma cadeira no Legislativo na eleição desse ano. Muito motivado, o novo presidente está com muitos planos para seu mandato frente a sigla, mas isso é pauta para uma entrevista que já estamos preparando. Parabéns, Renatinho! Você merece!


Por ora, é isso.


PS: O áudio abaixo é um trecho da fala da vereadora Márcia Freitag na sessão do dia 16 de junho.
 

Confira o áudio:



Sobre Luiz Antonio Tecau

Editor Chefe


Sobre a Coluna

Coluna do Tecau

Um giro sobre o que desperta o interesse na cidade, no Brasil e no mundo, por Luiz Antonio Tecau.


COMENTÁRIOS