COLUNAS



COLUNA DO TECAU

com


Luiz Antonio Tecau

O estranho caso da exoneração de Rose Figueiredo


Rose Figueiredo ainda é presidente da Fundação Cultural de Camboriú. Ainda. Pois a exoneração da funcionária pública já está pronta. Falta só a assinatura do prefeito e a publicação no Diário Oficial para formalizar o fim do ciclo. Até aí, nada fora do comum. Exonerações e contratações são coisas corriqueiras na administração pública. E até em empresas particulares, que contratam e demitem de acordo com as necessidades, entre outros fatores.

No estranho caso de Rose Figueiredo, que veio à tona a partir de uma postagem pública no Facebook, outros fatores, aparentemente, levam a esse desfecho. 

Explico: alguém do legislativo viria a assumir a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Um outros secretário ficaria sem um cargo no governo. Para resolver a questão, foi solicitada a exoneração da presidente da fundação, pra conta fechar.

Não vou repetir os nomes citados na postagem do Facebook. Até porque não tenho provas para tal. O fato é que a exoneração está pronta e só falta a canetada do prefeito Elcio. Rose está ciente, se recusa a assinar o documento e espera a oficialização da medida. Enquanto esteve à frente da fundação, a presidente, com os poucos recursos disponíveis, conseguiu reestruturar a pasta, mobilizou o Conselho da Cultura, reativou oficinas e resgatou eventos que não aconteciam há algum tempo, como o Concurso de Soletração e a apresentação do Terno de Reis. 

O maior legado que ela deixa é, de fato, colocar a Cultura na mão dos verdadeiros atores do segmento: artistas, artesãos, pintores, músicos, escritores e todos os envolvidos com a arte e a cultura de Camboriú, através do conselho, que estava se desenvolvendo, engatinhando, mas com as pessoas certas e interessadas na cultura local.

Infelizmente, mais uma vez, a Fundação Cultural é usada como moeda de troca, prática tão comum na política local. Alias, não só em Camboriú. Esta é a realidade. Perde a cultura, perde o município. Perde todo mundo. Rose, um abraço! Boa sorte nos teus projetos. Você é baita

Sobre Luiz Antonio Tecau

Editor Chefe


Sobre a Coluna

Coluna do Tecau

Um giro sobre o que desperta o interesse na cidade, no Brasil e no mundo, por Luiz Antonio Tecau.


COMENTÁRIOS