SAÚDE

Centro de Triagem do Covid-19 de Camboriú tem alta demanda de atendimento nos últimos dias




Foto: divulgação

O aumento no número de casos positivos de Covid-19 na região nas últimas semanas vem chamando atenção das autoridades e dos profissionais da saúde que atuam de frente no combate a pandemia precisam. Nos últimos 10 dias, quase 900 pessoas receberam atendimento no Centro de Triagem e Coleta do Covid-19. Desde o dia 23 de março a Secretaria de Saúde de Camboriú já registrou mais de 2.700 atendimentos no espaço, que é uma estrutura montada exclusivamente para atender pacientes com sintomas do vírus. Neste mesmo período o município já realizou mais de 1.551, testes por swab e testes rápidos, sendo que desses mais de 900 pacientes apresentaram resultados negativo ao vírus.

“O aumento de casos positivos em toda a região nos preocupa, por isso, continuamos agindo com muita responsabilidade. É importante também que cada um faça sua parte e redobre os cuidados de higienização necessários, mantenha o distanciamento entre pessoas, evitem aglomerações de pessoas e principalmente e principalmente que procurar uma unidade de saúde apenas se o paciente estiver sintomático, pois somente assim conseguiremos evitar a disseminação do vírus”, salienta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

A retomada de quase todas as atividades comerciais fez com que os cuidados básicos necessários fossem deixados de lado, como por exemplo, sair do domicilio apenas em caso de necessidade, manter a higienização das mãos, utilização de álcool em gel, manter o distanciamento entre pessoas e evitar aglomeração de pessoas.

O teste laboratorial swab, RT-PCR estão sendo realizados preferencialmente entre o terceiro até o quinto dia após o início dos sintomas, podendo ser realizada até o sétimo dia. Já o teste rápido deve ser realizado, de forma geral, a partir do oitavo dia do início da apresentação do sintoma.  

Espaço Covid-19

No Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) foi montado uma estrutura de ambulatório e Centro de Triagem para atender exclusivamente pacientes com possíveis sintomas do Covid-19. O local foi planejado de forma estratégica nas proximidades do HCC, com acesso aos fundos do hospital, para dar maior agilidade aos procedimentos e já está preparado com quatro quartos, monitores, multiparâmetros cardíacos e respiratórios, uma equipe técnica de profissionais da saúde e também uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Pessoas que apresentem possíveis sintomas também podem fazer contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |  02/07/2020 - 19h