EDUCAÇÃO

21 de maio: Dia da Língua Nacional

Hoje, 21 de maio, é comemorado o dia da Língua Nacional. No Brasil, a língua nacional  é a língua portuguesa,  que também é a língua oficial de Portugal e de outros países localizados na  África, Ásia e Oceania.

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

O LP procurou duas professoras de Língua Portuguesa para falar sobre a importância da data.

Valdete Monteiro e Simone Blanck Venzke Trindade lecionam na  escola municipal Lucinira Melo Rebelo, do bairro Rio Pequeno, em Camboriú. 


Quando se diz que a “língua” é a identidade de um povo, podemos pensar que a fala é “clichê”, mas é a realidade! Hoje pensando especificamente no nosso idioma, podemos comprovar tal se colocarmos juntos pessoas de diferentes regiões do país. Cada um traz no seu sotaque, no seu dialeto, expressões e bagagens específicas que traduzem a cultura regional herdada de seus colonizadores. E aí moram grandes riquezas da nossa língua portuguesa, a pluralidade, a receptividade e a cordialidade de um povo que miscigenado cresceu culturalmente em muitos aspectos. Trabalhar com a nossa língua é todo dia fazer novas descobertas e crescer como cidadã brasileira.

Valdete Monteiro, professora

O conhecimento da Língua  Portuguesa contribui para um bom desempenho em todas as disciplinas do currículo.
 Os alunos sempre comentam que a nossa língua é muito difícil, cheia de detalhes e exceções, no entanto, eu, como professora, ainda brinco: "Já experimentaram aprender japonês?"
É importante que eles compreendam a importância da nossa língua tanto para vida estudantil quanto profissional, mesmo não trabalhando na área de letras. Quem a domina tem grandes chances de se colocar em boas vagas de empregos e concursos , sem falar que seu estudo é essencial para entender o mundo que nos cerca.
 Sou suspeita em falar da nossa língua, meu trabalho não consiste em apenas ensinar regras, mas mostrar o quanto a nossa língua é encantadora!

Simone Blanck Venzke Trindade - Professora








COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |   16/06/2021 15h55


EDUCAÇÃO  |   14/06/2021 11h21


EDUCAÇÃO  |   10/06/2021 09h00