ESPORTES

Estádios poderão receber 30% da capacidade do público
Torcedores deverão apresentar esquema vacinal completo ou exame negativo contra covid-19


Estádio Robertão, em Camboriú. (Foto: arquivo)

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), havia anunciado a liberação de público em competições esportivas no estado. As regras foram estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) em breve. 

Mas, a SES já divulgou as regras: 

- Do dia 15 ao dia 30 de setembro: limite de ocupação simultânea de 30% das cadeiras ou similares por setor - com máximo de 2,5 mil pessoas por estádio.

- Do dia 1º até o dia 31 de outubro: limite de ocupação simultânea de 40% das cadeiras ou similares por setor - com máximo de 3,5 mil por estádio.

A presença do público, no entanto, terá duas condições previstas na portaria que será publicada. O torcedor deve apresentar comprovante do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) ou um exame RT-qPCR feito até 72 horas antes da partida com resultado negativo, não reagente ou não detectado. 

O comprovante da vacina pode ser pelo aplicativo Conecte SUS ou por comprovante impresso, como a carteirinha de vacinação. Já o laudo do exame com resultado negativo deve ser impresso realizado por estabelecimentos credenciados. 

Os estádios deverão deixar disponível um plano de contingência atualizado. Neste plano, deverá contemplar caracterização do estádio e sua ocupação máxima de público sentado, definição do calendário dos jogos, os fluxos de entrada e saída, as medidas para situações de urgência e emergência, monitoramento de riscos, contingenciamento, medidas de comunicação das regras sanitárias, manutenção de distanciamento e averiguação de comprovação vacinal.

Clubes e organizadores devem implementar as seguintes medidas:

- A comercialização de ingressos deve ser realizada preferencialmente por meio eletrônico, podendo também ser feita de forma presencial, sendo obrigatória a emissão de ingresso nominal;

- Para acesso ao estádio, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa ou do laudo de exame RT-qPCR ou Pesquisa de Antígeno com resultado negativo;

- O uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de realização do evento;

- Apenas será permitida presença de público no setores com assentos numerados.

- É vedada a presença do público em pé;

- Os portões devem ser abertos com no mínimo 3 horas de antecedência à partida, para coibir aglomerações;

- Deverá ser providenciada marcação e cumprimento de distanciamento físico de 1,5 metro.

 

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






ESPORTES  |   17/09/2021 12h58