TURISMO

Costa Verde & Mar terá roteiro de observação de aves
Camboriú está entre as cidades com destino para observação


Foto: Clóvis da Luz

Sejam especialistas ou leigos, observadores de aves terão um roteiro especial na região da Costa Verde & Mar. O Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar), formado pelos município de Camboriú, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo organizam um material com indicações de locais aptos para a observação, profissionais do turismo que poderão auxiliar os praticantes e informações sobre a importância da preservação e de estar em harmonia com a natureza.

A observação de aves é uma atividade de ecoturismo que ganha adeptos a cada ano. Segundo a Avistar Brasil, são mais de 100 mil praticantes – o triplo do registrado nos últimos dois anos. O presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski, avalia que cada vez mais as pessoas têm buscado contato com a natureza e a prática de observação de aves traz isso. “Com esse roteiro especial, queremos tornar a prática ainda mais acessível e levar mais informações aos praticantes”, completa.

A equipe está na fase de avaliação dos destinos para a observação. É feito uma visita técnica para reconhecimento dos locais e alinhamento do receptivo aos visitantes. Nessa fase, são promovidos treinamentos para os profissionais de turismo que poderão auxiliar os praticantes. Entre setembro e dezembro serão realizados três eventos focados na vivência da observação de pássaros, as estratégias, formas de receber, troca de informações, entre outros temas importantes para a formação dos guias. 

Também haverá oficinas com atividades lúdicas para que os empreendedores possam diversificar e diferenciar o seu produto para o ecoturista. O grupo já participou do Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves aplicado por Tietta Pivatto, uma das mais conceituadas profissionais da área.  

A Costa Verde & Mar tem proximidade para rio, mar e ampla área de mata. Isso faz com que a região tenha espécies variadas de pássaros. Além disso, é considerada uma das regiões mais propícias para a observação de aves. Por ser referência, foi a primeira a propor a realização de um evento a distância. Em 2020, diante da situação de pandemia, foram promovidas oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual. 

A Costa Verde & Mar também possui um Guia de Identificação de Aves, disponível de forma gratuita através do site www.ecoturismocostaverdemar.com.br.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TURISMO  |   10/05/2021 11h54





TURISMO  |   02/03/2021 10h29