COMUNIDADE

​Rotaract se reinventa para ajudar a comunidade em meio à pandemia
Projetos e reuniões precisaram ser adaptados por conta do Covi-19




Foto: Divulgação

Em meio às incertezas que vivemos atualmente, os trabalho voluntários ganharam ainda mais importância no meio social. Para fazer o bem, os jovens do Rotaract adaptarem o seu modo de atuar, e mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e o isolamento social, diversas pessoas já foram amparadas por projetos do club. 

O Rotaract Balneário Camboriú atua no município desde agosto de 2018. A instituição surgiu com o objetivo de prestar serviços à comunidade, como: incentivar a educação, sensibilidade com problemas ambientais, e ajuda em problemas sociais . A associada Collini Pinheiro conta que o Rotaract surgiu através da união de jovens com esse mesmo objetivo: contribuir com a comunidade. Por isso, buscaram o apoio de um Rotary para serem patrocinados, ou seja, auxiliar na documentação da fundação de um clube. O passo seguinte foi a movimentação nas redes sociais, divulgando o propósito e logo para a família aumentar. Atualmente, o Rotaract Balneário Camboriú já conta com 13 associados. 


A trajetória de Collini no Clube vem desde a fundação do club. Seu primeiro cargo foi na presidência, mas no momento, é vice-presidente e diretora de protocolo. A gestão dura um ano, se iniciando em julho, e terminando em junho do ano subsequente. Ela conta que o impacto da organização em sua vida foi muito grande e abriu um mundo de oportunidades. “Além de eu poder participar de projetos de impacto, levar alegria pras pessoas, ajudar instituições que precisam de apoio, o Rotaract ainda me proporcionou amizades pelo estado inteiro e por vários cantos do Brasil (é uma organização presente no mundo todo). Aprendi muitas coisas que a gente não aprende em sala de aula, como por exemplo a lidar com determinada situações, espírito de equipe, desenvolver liderança, organização entre outras coisas que só o Rotaract pode me proporcionar até o momento”, conta. 

Com o início da pandemia, a organização precisou se reinventar para continuar atuando em seu propósito. Collini explica que os encontros semanais, que eram realizados presencialmente na sede do clube, passaram a ser online, através de plataformas como Hangouts ou Google Meets. Com isso, o método das reuniões também mudou, para que todos se mantivessem focados e participando, e inclusive, os eventos começaram a ser realizados em plataformas digitais. 

Os projetos sociais acompanharam as mudanças, mas não deixaram de ser feitos. Desde o início da pandemia, o clube tentou mantê-los da forma que pôde, mas respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde, e os decretos estaduais e municipais. “Ficamos mais ‘limitados’ de fazer algumas coisas, mas não paramos”, diz Collini. 


Recentemente, o Rotaract realizou a doação de aproximadamente dois mil reais em produtos para o Lar da 3ª Idade Padre Antônio Dias, de Camboriú. Outro projeto realizado foi o Banco de Alimentos, em parceria com o Lions, o Rotary de Balneário Camboriú e o de Camboriú, o qual foram arrecadados cerca de duas toneladas de alimentos para famílias da região. As famílias realizaram um cadastro antes, e a distribuição dos alimentos foi através de agendamentos. O foco do clube está nesse projeto, para que possa atingir novas famílias, principalmente, pela incerteza da situação que o mundo está vivendo. . 

O Club é composto por um Conselho diretor, no qual há os cargos de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, diretor de protocolo, diretor de projetos, diretos de internos, diretor de desenvolvimento de quadro associativo, diretor de juventude e diretor de imagem pública. E além de projetos sociais, o Rotaract também desenvolve projetos internos para desenvolver as habilidades dos associados, uma delas é a prática de oratória. 


“A gente está aberto a todos que queiram participar conosco e conhecer melhor nossas ações e projetos. São várias oportunidades que podemos oferecer, então fica o convite a todos que quiserem participar conosco”, convida Collini. As reuniões continuam sendo realizadas aos domingos, às 19h, mas por conta da pandemia, através do Google Meets. Mais informações através das redes sociais @rotaractbc (Instagram e Facebook).




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COMUNIDADE  |  23/09/2020 - 17h





COMUNIDADE  |  23/09/2020 - 17h


COMUNIDADE  |  22/09/2020 - 16h