SAÚDE

Univali e Governo do Estado assinam convênio para implantação de Ambulatório de Alto Risco Obstétrico
Serão investidos mais de R$ 3 milhões para custeio e manutenção


Parceria foi firmada durante solenidade no Centreventos de Itajaí. (Foto: divulgação)

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, firmaram convênio para implantação de um Ambulatório de Alto Risco Obstétrico no Campus Itajaí. O acordo foi assinado nesta semana, durante solenidade no auditório do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

O convênio para custeio e manutenção do Ambulatório é de R$ 3.088.120,83. O atendimento será destinado às gestantes de alto risco que necessitem de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. As pacientes deverão ser encaminhadas pelas Unidades de Saúde dos municípios da Foz do Rio Itajaí.

O objetivo do serviço é garantir maior frequência nas consultas de pré-natal e a realização dos exames complementares, bem como assegurar o acesso a medicamentos para controle de riscos.

"Este é um serviço inédito na região e a implantação do ambulatório demonstra a preocupação da Escola de Ciências da Saúde em ofertar cada vez mais assistência especializada aos pacientes. O projeto prevê que o ambulatório seja instalado na Unidade de Saúde da Família no bloco F7", explica a diretora, professora Priscila de Souza.

O Ambulatório de Alto Risco Obstétrico da Univali terá dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia. A equipe multidisciplinar será composta por dois médicos obstetras, dois médicos docentes, duas enfermeiras obstetras, um psicólogo, uma nutricionista, um fisioterapeuta, um assistente social e dois técnicos de enfermagem.

"A saúde e a educação são grandes prioridades da nossa gestão e com um governo técnico conseguimos fazer com que os recursos sejam investidos em bons projetos. Hoje, com muita alegria viemos a Itajaí para formalizar o repasse de recursos para a Univali e o Hospital Marieta Konder Bornhausen, além da área de infraestrutura e a regata Ocean Race", destacou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

"A implantação do Ambulatório de Alto Risco Obstétrico visa reduzir a mortalidade materna e perinatal, qualificando o atendimento na linha de cuidado materno-infantil com a elaboração e implementação de protocolos e definição de fluxos assistenciais. A responsabilidade social é um de nossos norteadores como universidade comunitária e graças ao apoio do Governo do Estado, sensível ao projeto da Univali, devemos iniciar os atendimentos já no próximo mês", afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM