ESPORTES

Camboriuense é árbitro na maior competição de atletismo das Américas
Neudir foi escolhido entre profissionais do país todo para participar do Troféu Brasil


Neudir no Troféu Brasil. (Foto: arquivo pessoal)

Camboriú estará representada no XLI Troféu Brasil de Atletismo, considerada a maior competição de atletismo das Américas. A representação é um pouco diferente. Ao invés da disputa, Camboriú terá um árbitro: Neudir Paulo das Neves. A competição começou nesta quarta-feira (22) e vai até domingo (25), na pista do Estádio Engenhão, o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro - o mesmo palco das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016.

O Troféu Brasil de Atletismo é a última oportunidade dos atletas alcançarem índice para participar do Campeonato Mundial de Atletismo, que ocorre em julho, nos Estados Unidos. Clubes de todo o Brasil disputam provas de pista e campo com seus atletas em busca do título e das vagas na seleção brasileira para disputa do mundial.

Neudir é credenciado com a função de Delegado Técnico de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo. A Federação Catarinense de Atletismo indica os árbitros para a competição e os nomes são escalados pela Confederação Brasileira. São 100 vagas para árbitros de todo o Brasil - entre eles, o Neudir. O camboriuense expressa a satisfação em fazer parte do evento e pelo trabalho reconhecido através da convocação. "Poder representar Camboriú como árbitro traz uma satisfação e alegria em bem representar nossa cidade, na modalidade que é a base de todas as demais, pela diversidade dos gestos motores executados nas diversas provas do Atletismo", disse.

A equipe de arbitragem é quem fiscaliza, afere e confere todas as disputas da competição, para que todos sejam avaliados com igualdade. E aqueles com os melhores resultados, serão convocados para a seleção brasileira. "Ter sido escalado para uma competição desse nível me faz continuar na busca de mais experiência e conhecimento em busca da graduação como árbitro internacional", disse Neudir, que atualmente é árbitro de categoria nacional.

Nas corridas que faz, Neudir conta que normalmente atua como inspetor, chefe dos inspetores de provas de pistas. Ou então, como árbitro geral de pista. E nas corridas de rua, ele faz a coordenação técnica do percurso. Ou seja, fica na moto madrinha e vai à frente dos atletas de elite.

 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ESPORTES  |   27/06/2022 15h55





ESPORTES  |   24/06/2022 15h14


ESPORTES  |   24/06/2022 14h54