MERCADO FINANCEIRO

Palestra propõe discussão sobre impacto dos impostos indiretos na economia brasileira
Bate-papo direcionado a empresários, mas aberto ao público, acontece no dia 30 de junho, na CDL de Balneário Camboriú


Foto: divulgação

Os impostos estão arraigados no dia a dia dos brasileiros de uma maneira tão contundente que é difícil imaginar alguma coisa sem taxação do fisco. Do pãozinho do café da manhã ao ao contracheque do trabalhador, ele está presente. Para explicar melhor a gama de impostos brasileiros para pessoas físicas e jurídicas, e seus impactos na economia, acontece nesta quinta-feira (30), às 19h30, a palestra "A Tributação no Brasil" na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú - iniciativa da CDL Jovem em parceria com o Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) e o Instituto Brasileiro de Gestão e Planejamento Tributário (IBGPT).

O evento é aberto ao público, mas com enfoque em empresários(as) da cidade. "Vamos falar sobre a tributação no Brasil, principalmente a respeito dos impostos indiretos; o Imposto do Valor Agregado, o IVA; tributação sobre o consumo e renda, traçando um paralelo de como ocorre em outros países", destaca o advogado tributarista Thiago Alves, sócio-fundador do IBGPT, um dos palestrantes do evento. A Reforma Tributária também será abordada no decorrer do bate-papo, que será aberto à participação dos presentes.

O encontro ainda terá a participação dos advogados tributaristas Douglas Herrero e Thalles Nogueira, também sócios-diretores do IBGPT.

De acordo com Francine Batiston, coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor da Acibalc, é importante que os empresários saibam quanto e quais impostos pagam. "São em eventos como este que nós podemos aprender ainda mais. Não nos importamos em pagar imposto, desde que ele seja bem aplicado e que tenha retorno para a população", comenta Francine.

O coordenador da CDL Jovem, Guilherme López, lembra que esta é uma antiga bandeira das CDLs de todo o país e que busca chamar a atenção para um problema histórico: a falta de retorno efetivo dos impostos pagos. "Há muitos anos, entidades empresariais chamam a atenção da sociedade para a necessidade de uma reforma tributária séria e abrangente", cita Guilherme.

Há limite de vagas para a palestra. Interessados(as) devem confirmar presença com a CDL pelo telefone (47) 47 9 9694 6188 até 29 de junho. A sede da CDL Balneário Camboriú está localizada na Rua 902, nº 530, no Centro.
Ações educativas

Esta não é a primeira ação entre Acibalc, Núcleo do Jovem Empreendedor da Acibalc, CDL, CDL Jovem e IBGPT em Balneário Camboriú. O Dia Livre de Impostos, 2 de junho, foi marcado por uma ação para motoristas em parceria com o Posto Mime. Cem contribuintes puderam abastecer seus veículos pagando R$ 4,99, valor sem a incidência de ICMS, PIS e COFINS.
Além disso, a mobilização da sociedade local para o tema foi iniciada ainda no mês de maio, por uma série de postagens nas redes sociais chamando a atenção sobre a taxação de produtos como vinho, chocolate e cerveja.
 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MERCADO FINANCEIRO  |   28/07/2022 15h53





MERCADO FINANCEIRO  |   27/07/2022 09h19


MERCADO FINANCEIRO  |   21/07/2022 16h26