COMUNIDADE | Flexibilização

​Prefeitura de Camboriú reavalia calendário de liberação de atividades anunciado pelo Governo do Estado
Prefeitos têm autorização para estabelecer restrições nos próximos meses.




Escola Anita Bernardes Ganancini

Na última segunda-feira (01), o Governo do Estado  Santa Catarina anunciou um novo decreto que estabelece o calendário de retomada de algumas atividades como aulas, transportes intermunicipais, coletivos urbanos e eventos. Segundo o texto, a partir deste calendário, as ações de restrição serão definidas pelas prefeitos. 

O decreto prevê que as aulas fiquem suspensas até o dia 02 de agosto, com exceção de estágios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores, que poderão retomar a partir do dia 08 de junho, e as aulas presenciais desses cursos poderão retornar no dia 06 de julho. 

Além disso, estipula que eventos em geral e o calendário oficial da Fesporte estão suspensos até o dia 05 de julho. Já transportes intermunicipais e coletivos urbanos têm permissão para atuar a partir do dia 08 de julho. Transportes interestaduais seguem suspensos até o dia 02 de agosto. 

Com as ações de restrição sob responsabilidade dos prefeitos, a reportagem do LP entrou em contato com a prefeitura municipal que através da assessoria de imprensa informou que, até o momento, seguirá o calendário estabelecido pelo governo do estado. 

Aulas

As aulas seguirão suspensas até o dia 02 de agosto, quando será reavaliada a possibilidade de retomar as atividades na educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior. A prefeitura informa que a Secretaria de Educação já está fazendo as compras necessárias de materiais para a volta de maneira segura. Desde o início da pandemia até o momento, a Secretaria de Educação matriculou 58 novos alunos nos anos iniciais e 17 novos alunos nos anos finais, totalizando 75 novos estudantes da rede municipal de ensino.

Escolas estão vazias desde março

Transporte Coletivo

Quanto a volta do transporte coletivo, os prefeitos têm autorização para prorrogar ou não a suspensão. Até o momento, o principal transporte coletivo da região, a Viação Praiana, não recebeu nenhum comunicado dos prefeitos sobre o retorno das atividades, mas ressalta que estarão prontos num prazo de 48 horas para a retomada dos serviços. A liberação por parte do Governo do Estado não significa que os transportes coletivos retornão imediatamente,  pois os prefeitos precisam apresentar os critérios necessários para a retomada com segurança. 


De acordo com o decreto estadual, ônibus intermunicipais podem voltar a circular em julho

Eventos

Em relação aos eventos, Camboriú tem o Congresso de Gideões agendado para setembro. Além disso, casas de eventos como a GreenValley e Maria´s  dependem da liberação pelos órgãos públicos. Assim, a prefeitura marcou uma reunião para sexta-feira (05), onde será debatida a retomada desse setor.

Congresso de Gideões Missionários da Última Hora, que poderá acontecer em setembro.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COMUNIDADE  |  02/07/2020 - 10h





COMUNIDADE  |  24/06/2020 - 17h


COMUNIDADE  |  22/06/2020 - 18h