SAÚDE

Campanha de multivacinação e da Poliomielite segue até dia 13 de novembro
O Rotary Internacional é um dos principais apoiadores da campanha




Foto: Divulgação

Foi prorrogada até o dia 13 de novembro a campanha de multivacinação e da Poliomielite, destinada às crianças e adolescentes. A vacinação tem o objetivo de prevenir contra a meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, diarreia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites, febre amarela e HPV, vírus que pode provocar o câncer entre os jovens. Ao todo, estão sendo ofertadas gratuitamente pelo menos 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a Poliomielite para crianças de 0 a menores de cinco anos de idade.

Desde o início da campanha, no dia 5 de outubro, integrantes dos clubes de Rotary estão incentivando  pais e responsáveis a levem as crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias)  para se prevenir contra as doenças e garantir as "Gotas que Salvam". 

Vale ressaltar que existe a lei estadual nº 17.821, sancionada em dezembro 2019, tornando obrigatório a todas as crianças e adolescentes (até a 9ª série do Ensino Fundamental) a apresentação da carteirinha de vacinação atualizada no momento da matrícula escolar, seja na rede pública estadual ou privada de ensino.

O Ministério da Saúde destaca ainda a importância do registro das doses na caderneta de vacinação, que representa um histórico da saúde pessoal em vários ciclos da vida. Além disso, é indispensável para viajantes nacionais e internacionais e é documento imprescindível para realizar a matrícula escolar.
A meta de vacinação da poliomielite é atingir 95% de cobertura vacinal das crianças com idade até  4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O Rotary International é um dos grandes apoiadores da multivacinação e, desde 1985, possui a campanha de erradicação do Pólio no mundo. Apenas dois países (Afeganistão e Paquistão) possuem casos de poliomielite selvagem e outros 22 países o vírus derivado. Enquanto a doença não estiver erradicada, todos ainda correm risco.

Quer saber mais sobre a campanha de vacinação? De forma rápida e fácil, mesmo durante a pandemia!
Através do link direto do Zé Gotinha: bit.ly/oiZeGotinha
Criado pelo Distrito 4652 do Rotary International, o Robô Zé Gotinha conversa com você e, em seu menu de opções, destaca as vacinações inclusive da Pólio. Este é um canal rico de informações verídicas e chanceladas.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |  25/11/2020 - 18h