TECNOLOGIA

​Adolescente cria site para mapear dados do Coronavírus em SC
Plataforma Coronavírusemsc traz informações sobre os casos da doença em todas as cidades catarinenses




Foto: divulgação

Com o objetivo de reunir os dados de todas as cidades catarinenses sobre os casos de Covid-19, o adolescente Marco Antônio Batista, de 16 anos, criou um site de mapeamento de dados. O site reúne as informações através de um programa desenvolvido pelo jovem que organiza os dados de fontes governamentais disponibilizadas na internet. 

A plataforma está no ar desde o dia 20 de março de 2020. Marco conta que a ideia surgiu quando viu que no início da pandemia, não existia nenhum site que apresentasse os dados do novo coronavírus no estado de maneira interativa e de fácil visualização. “Então decidi desenvolver um”, conta o garoto. 

O site conta com uma design de fácil navegação. Na página inicial, ele traz o mapa de santa catarina, com informações dos casos registrados em todo o estado. Para consultar a situação de cada cidade, basta pesquisar ou passar o mouse em cima da localização do município no mapa. Além disso, na página, Marco disponibiliza um código para que outros sites possam implementar o painel do Coronavírus. Para criar um código, é só acessar a aba coronavirusemsc.com.br/criar-codigo

O adolescente começou a aprender sobre programação há cerca de um ano e meio. O interesse surgiu do gosto de Marco por construir coisas, e na programação, encontrou uma excelente maneira de expressar essa paixão. “Sem limite de espaço e de criatividade, além de não precisar de muito investimento”, explica. 

Marco Antônio Batista, criador da plataforma Coronavírus em SC - foto: arquivo pessoal

Antes do Coronavirusemsc, ele conta que tinha apenas desenvolvido site simples para projetos pessoais, mas que após terminar o ensino médio, pretende cursar engenharia da computação e, a seguir, criar empresas relacionadas a essa área.

A plataforma foi criada em cerca de apenas quatro dias, e diariamente, o garoto dedica, pelo menos, dez minutos diários para certificar que os dados sejam atualizados corretamente, antes de ficarem disponíveis. Atualmente, o site recebe, em média, 83 acessos diários, mas já conta com um total 6.500 visualizações. 

Para a criação, Marco precisou investir na hospedagem do site na internet e também na segurança. Até o momento, ele não pensa em expandir a plataforma para outras regiões do país. Além disso, o adolescente não possui nenhum lucro com os acessos. “A experiência e o número de pessoas beneficiadas é muito mais valioso, em minha opinião”, diz. 

O Coronavirusemsc ainda conta com informações de prevenção, como lavar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento social. Acesse: coronavirusemsc.com.br




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM